sábado, 3 de janeiro de 2015

Guaratuba: Novos caminhos para um turismo de qualidade!!



Depois de muita hesitação, sai na rua em busca de alguma necessidade supérflua, acredito até que já estava em busca de poder acreditar  naquilo que já havia recebido como notícia catastrófica, ou seja, a cidade está um caos!!

Acreditando serem verdadeiras as informações apenas queria comprová-las, afinal pelo volume de visitantes que ultrapassa toda a expectativa e toda a capacidade física da cidade, falta d'água, bens de consumo, filas, energia, internet, coleta de lixo, etc..., entre outras, e também de manter a mínima qualidade de vida, que já não é das melhores na baixa temporada e, na alta, com o apoio do governo, somente nesta ocasião torna-se razoável, sofremos todos indistintamente, turistas, veranistas e nós os moradores, os maiores prejudicados.

Exemplos desse naipe já aconteceram em cidades litorâneas como Guarapari/ES, Bombinhas/SC, Baln. Riviera/SP, onde obrigaram-se à triagem de pessoas que acessavam aqueles balneários sem nenhuma vinculação de hospedagem, vez que constataram uma falência em todos os aspectos, tal qual ocorre aqui atualmente, as providências, entretanto, foram imediatas e resultaram em benefício de todos, inclusive dos comerciantes, que são os que mais protestam quando se fala de trocar a quantidade pela qualidade.

Eu acredito que toda e qualquer pessoa que acessa um balneário deve ter, no mínimo, uma prova real que garanta sua estadia (casa, pousada, hotel, camping) garantida, sob pena de estabelecer uma situação deveras abusiva a todos os serviços públicos e quando não as possui, ou seja, teremos a promiscuidade garantida em nossas praias, onde pessoas usarão nossos recursos para sua satisfação e necessidade, sem ao menos pagar por eles, além do mais, sempre estarão usando os banheiros públicos, furtivamente os privados, os chuveiros de praia para banho, as calçadas, a areia, as praças, e , criando uma situação de excesso que prejudicará não só o veranista e turista, como também o morador residente.

Bater palmas para essa situação, talvez para alguns comerciantes, felizes com o grande volume de pessoas no geral seja ideal, entretanto, nessa época proliferam vários "lojistas" e outros segmentos que se estabelecem apenas na temporada, concorrendo de forma desleal com àqueles que o ano todo se sujeita às dificuldades da baixa temporada, então podemos dizer que erram pela postura quantitativa de achar que o mais é mais, quando podemos perceber que o mais é menos. Falta regras e fiscalização!

Uma posição verdadeiramente positiva poderia ser tomada pelos responsáveis pelo "turismo" da cidade, Prefeitura em primeiro lugar, principalmente em respeito a todos nós os moradores permanentes, que arcamos com a sustentação de muitas empresas e serviços na baixa temporada, onde sofremos sempre pela falta desses, já a "Operação Verão" além de ser nociva aos moradores sempre nos abandona quando Carnaval terminar!!

Lamentamos sempre certos investimentos absurdos na orla, em detrimento dos bairros,  quando percebemos que um certo tipo de "tigrões" que frequentam nossas praias, natal e ano novo, não merecem tais mordomias, pois, quem nasceu para Guaratuba, jamais será uma Caiobá, principalmente, deixando como lucro econômico apenas o lixo e todas as mazelas que uma superpopulação de baixo nível pode criar.

Saímos num dos dias considerado fora do pico, restaurantes abarrotados, péssimo atendimento, banheiros sujos, falta de pessoal, tudo caoticamente ofertado, preços absurdos, aventureiros mil em todos os ramos, tudo diferentemente daquilo que se espera de uma cidade com "aparência" de bela e sedutora no litoral sul, considerando também toda a situação onde o despreparo para receber o veranista é a tônica.

De tudo, louvemos o despreparo das autoridades (Secretário de Turismo) um tal Pastor Gabriel, cujo nome é um desconhecido, sabe-se apenas que é evangélico, que não o torna expert em turismo, ao contrário, numa cidade de turismo profano como é Guaratuba, ele está totalmente, fora do contexto, afinal o que sabe ele de turismo? Quem o conhece que o compre!!

Como disse o amigo Takeuchi Tomiaki: " Gostaria de mandar um salve pra malandragem de São José dos Pinhais, Pinhais, Almirante Tamandaré, Araucária, Piraquara, Quatro Barras, Curitiba e demais regiões, quero agradecer a vocês por fazerem de nossa cidade uma bela porcaria, sujeira pra todo lado, estacionar em locais proibidos na orla, por mijar em todos os cantos da cidade, cagar nos lotes vagos, fazer churrascada nas esquinas da avenida Paraná em suas barracas de camping com teto furado, por quebrar as garrafas de cidra Cereser nas ruas, deixar garrafas de Xingu nas esquinas, garrafas pet de Nitrix nas calçadas. Obrigado por fazer de nossa cidade um aterro sanitário, feliz ano novo pra vocês e que Deus lhes proporcione a educação que lhes falta em 2015." (ipsis litteris)

Se alguém acha que estamos errados seja coerente e corajoso e comente, nos conteste, enquanto isso não acontecer vale a premissa de quem cala consente!!

Texto do Blog e citação de post de Takeuchi Tomiaki
Foto ilustrativa do Blog


2 comentários:

  1. Graciela Marques Gonsalvessábado, 03 janeiro, 2015

    "Uma cidade que nao se preocupa com seus moradores nao é digna deles"...esta frase, que nao me recordo o autor, descreve bem o que acontece com Guaratuba, que é abandonada fora de temporada e "maquiada" em época da mesma.Triste realidade de um lugar lindo, que teria tudo para ser paraíso turístico e boa para seus moradores, mas está longe disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior problema de Guaratuba é a situação geográfica, onde ninguém, nenhuma autoridade seja, municipal, estadual ou federal, se preocupa com essa situação catastrófica quando se trata de temporada de verão. Alguma coisa deve ser feita urgentemente para a melhoria dessa situação, minha sobrinha saiu às 17:45 e ainda não chegou em Garuva/SC (agora 00:03 hs) é a total e absoluta falência de todos nossos serviços, consequência dos desmandos de políticas vergonhosas e corruptas de governos safados e despreparados!

      Excluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.