quinta-feira, 19 de abril de 2012

Viva o índio! Salve os povos indígenas!

Todo o ano, 19 de abril é dedicado ao dia do índio, não sei quem criou isso, porém era um cara de pau, porque todo dia deveria ser dia do índio. Estão espalhados em todo território brasileiro e vivem nessas terras chamadas reservas, que o governo utiliza para seu próprio interesse, algo em torno de 592 terras de tribos indígenas, algumas com bandeiras hasteadas de diversos países e com índios falando vários idiomas, menos o seu.

Nós, que não somos chegados a conhecer muito de nossa história e nossos heróis, aliás, hoje são os BBB, pouco sabemos das milhares de aldeias de norte a sul do Brasil, situadas nessas reservas, que antes da chegada dos europeus, os dizimadores de índios, que correspondiam a 4 milhões de silvícolas, hoje reduzidos a 220 povos com população reduzida a 600 mil indivíduos, sendo 480 mil vivendo nas reservas e cerca de 120 mil em diversas capitais e pelo país afora.

Porque comemorar? Temos que reconhecer que eles manejaram os recursos naturais melhores que nós, principalmente até que os gringos chegaram, hoje nas terras que ocupam o meio ambiente está mais protegido, principalmente a Amazônia, conforme estudo e imagens de satélite do Institute Woods Hole de Massachussets/EUA).

Até a Marina Silva sabe que as terras indígenas são tão boas quanto os parques criados para conter as invasões de madeireiras e agropecuaristas, pois, diferentemente de nós, eles falam 180 línguas e dialetos e se entendem quanto à preservação, mesmo sem serem vigiados, pois as unidades de conservação não estão implantadas e não possuem equipes de vigilância suficientes.

Os índios são sábios na sua forma de tratar a biodiversidade, pois sabem que dependem dela para viver, o que nós não sabemos, adaptaram-se ao meio em que vivem e, se em algum momento a desrespeitam, são motivados pela ganância e aculturação trazidas com o homem branco, o que provocou algumas mudanças em seu relacionamento com a floresta.

Temos muito que aprender com eles, pois antes de nossa chegada eles já estavam aqui abrindo clareiras e fazendo roças, esses locais provam que sua presença foi benéfica e tudo que se acreditava ser resultado do seu jeito nômade de viver, nada mais é que um conhecimento profundo e sofisticado do meio ambiente e das espécies animais e vegetais que os circundavam, cujos resultados podem ser vistos na rápida recuperação das áreas derrubadas pelas suas necessidades de plantar alimentos para seu sustento.

Não estamos fazendo a apologia da vida no Éden, mas temos que reconhecer que erramos grosseiramente no modo e forma que nos relacionamos com nossos índios, mesmo porque muito aprendemos erroneamente com os europeus conquistadores e com a catequese, o que motiva até hoje pedidos de desculpas pela igreja e pelo estado, porém não nos abranda o coração e nos faz ser melhores.

Foto ilustrativa

Um comentário:

  1. Selvagem é o homem branco que destrói tudo só por ganância.
    Por que ensinam nas escolas sobre a fundação de Roma ou a origem do Universo e pouco falam sobre nossa origem e cultura?
    E os povos indígenas perduram até hoje com a sua vida simples, que só é abalada com a chegada do homem branco, que traz doenças e vícios para a aldeia.
    Deveríamos aprender com os índios!

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.